Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade
O painel do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para acompanhamento de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) registra, nesta quarta-feira, 4, abertura de investigação para um eventual foco da patologia, em Westfalia, no Vale do Taquari. De acordo com o site, a apuração examina uma criação doméstica de galinhas.
Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, mencionou o caso e afirmou que se tratava de uma planta comercial em Teutônia, município vizinho. “Há uma suspeita de gripe aviária sendo investigada em uma planta comercial em Teutônia”, afirmou o ministro na coletiva de imprensa, de acordo com a Agência Estado.
Apesar da apuração em andamento, o ministro ressaltou que, até o momento, não foi registrada grande mortandade de animais no local. Especialistas avaliam ser esse um bom indicativo de que o resultado possa ser negativo.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a ocorrência envolveria um frigorífico, em Westfalia. Conforme o jornal, auditores do Mapa teriam encontrado animais no frigorífico com sintomas típicos da doença. Até o momento, o único caso de gripe aviária em estabelecimento comercial no país foi confirmado em Montenegro, no Vale do Caí, no dia 15 de maio.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) sobre a suspeita em Teutônia e Westfalia, mas não obteve retorno até o horário de publicação desta matéria.
Foto: Seapi / Divulgação
Fonte: Correio do Povo
04/06/2025 - 17:56
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?