Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Expoagro Afubra 2025 – Seminário Regional de Turismo destaca importância do associativismo

Um espaço que oferece aos visitantes ótimas opções de conexão com a natureza, por meio de contato com a agricultura familiar de base agroecológica, gastronomia, hospedagem, espaços para eventos e comercialização de produtos colhidos diretamente das hortas ou oferecidos pelas agroindústrias locais. Assim é a associação Cantos e Encantos Rurais de Santa Cruz do Sul, entidade que congrega 23 associados e que teve o seu case apresentado durante o 15º Seminário de Turismo Rural, ocorrido na manhã desta quinta-feira (27/03), no auditório central do Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

Na ocasião, um público de cerca de 200 pessoas, entre gestores municipais, representantes de entidades, empreendedores e produtores, acompanhou o painel ministrado por Alexandre Guedes da Luz, gestor empresarial que preside o grupo. Em sua manifestação, Guedes, que é agricultor há 12 anos, fez um resgate histórico da formação do coletivo, salientando a importância do associativismo no turismo rural. “Muitas vezes quando estamos no começo, não sabemos a quem recorrer, e o fato é que existe uma série de entidades que estão disponíveis para nos auxiliar”, comentou, citando entre elas a Emater/RS-Ascar.

Durante a palestra, Guedes detalhou os caminhos que levaram à formação, organização e legalização do coletivo. “O fato é que percebemos um grande potencial no município, uma oportunidade de empreender, de ser agente de mudanças comportamentais e de gerar renda, especialmente após a pandemia”, enfatizou o gestor. O resultado foi a união de esforços de um grupo de produtores com o objetivo de resgatar a simplicidade do contato com a natureza, por meio de empreendimentos sustentáveis, diversos e acolhedores.

Hoje, além da comercialização de produtos da agricultura familiar, hortaliças, frutas, pães e bolos, o grupo também oferece em seu roteiro serviços de hospedagem, piqueniques, passeios, cafés coloniais, eventos e outros. “O início de tudo foram as caminhadas na natureza, que tinham o propósito de proporcionar ao pessoal da cidade uma experiência de conexão com o meio ambiente, de memória afetiva e de acolhimento”, explicou, reforçando que o primeiro evento, ocorrido em meados de 2023, contou com a presença de 80 pessoas. “Foi marcante e nos motivou”, recorda.

Em meio ao painel, dois empreendimentos que integram a Associação realizaram relato de experiências, sendo o primeiro feito por Leila Stacke, do Sítio Pedagógico Paraíso, espaço que oferece o aconchego do meio rural com visitas focadas em educação, experiências e sustentabilidade. Em um segundo momento, o professor aposentado José Stoelben da Kajives, da Produtos Agroecológicos, detalhou a experiência vivida em sua propriedade em que dispõe de colhe e pague de produtos cultivados sem agrotóxicos. “Não é um espaço grande, estamos próximos do perímetro urbano, mas essa é uma forma de termos uma renda com o cultivo de alimentos ‘limpos’”, frisou.

Em seguida, o palestrante Deivid Schu explanou sobre iniciativas implementadas em Novo Hamburgo, casos da Rota Turística Caminhos de Lomba Grande e a Rota Caminhos de Hamburgo Velho. Em sua manifestação, destacou os desdobramentos dos roteiros, que acabam refletindo positivamente na economia e fortalecendo o município como um todo. “Na cidade, o projeto de turismo rural teve impactos internos, fazendo com que a região do centro histórico também se desenvolvesse”, comentou Schu, que é pesquisador e mestre em Indústria Criativa.

Presente no evento, o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, salientou a importância de seminários como este, que visam integrar e promover a troca de conhecimentos entre os envolvidos, com o objetivo de fortalecer o turismo e agregar valor. “Nesse sentido, a nossa Instituição, com seus 1700 extensionistas no Estado, está à disposição para contribuir com os empreendimentos e promover o desenvolvimento sustentável”, pontuou, parabenizando os envolvidos pela iniciativa. “O turismo para nós, na agricultura, é uma grande oportunidade para o desenvolvimento e a geração de renda, por meio da diversificação das atividades”, concluiu.

Outras lideranças, como o presidente da Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Atuvarp), Djalmar Marquardt, o representante da Secretaria de Turismo do Governo do Estado, Elton Vargas, e a supervisora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Tiele Fernandes, além do tesoureiro da Afubra, Fabrício Murini. Nas falas, o foco foi a importância do Turismo Rural, até mesmo pelo seu dinamismo, diálogo com a sustentabilidade, que é o tema central do Espaço Casa da Emater, promoção da conservação ambiental, diminuição do êxodo rural e intercâmbio cultural. O evento foi organizado pela Afubra e Atuvarp, com a parceria de diversas entidades e instituições, entre elas a Emater/RS-Ascar, o Senar, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Sicredi. A Expoagro Afubra segue até sexta-feira (28/03).

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra

Jornalista Tiago Bald         


27/03/2025 - 17:19

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?