Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Fórum Democrático lança podcast com apresentação de Rosane Marchetti

O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa lança, nesta terça-feira, 25, o primeiro episódio do podcast Pacto RS 25, O crescimento sustentável é agora, com apresentação da jornalista Rosane Marchetti. O programa vai ao ar pela TV Assembleia e seu canal no Youtube, às 22h30, a cada duas semanas ao longo de 2025. Serão abordados os eixos temáticos do Fórum Democrático, que são Transição ecológica; Sustentabilidade na indústria, no comércio e nos serviços; Sustentabilidade na agricultura e pecuária e Desigualdades regionais e sociais.

Na primeira edição, Rosane conversa com o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Palmeira das Missões, Ivonei Librelotto, e com o diretor administrativo e financeiro da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra. Eles integram cadeias produtivas distintas, mas adotam práticas sustentáveis no seu cotidiano. Também participa da estreia o presidente da AL, deputado Pepe Vargas (PT), que trará a importância do Fórum Democrático como espaço criado para dialogar com a sociedade civil organizada.

O programa dará voz ainda a iniciativas que são bons exemplos de práticas sustentáveis em empresas, sindicatos, universidades e entidades. Os debates do Fórum Democrático ocorrerão em 13 encontros que vão acontecer em Porto Alegre e em cidades do Interior. “O objetivo é apontar caminhos para um modelo de desenvolvimento econômico viável e baseado na sustentabilidade, criando um pacto com a sociedade. Ao fim do processo, produziremos um relatório que servirá de insumo para setores da sociedade e, eventualmente, poderá se tornar lei ou ser sugerido a governos”, observou Pepe Vargas. No primeiro momento, serão quatro debates em Porto Alegre dedicados aos eixos temáticos já citados.

No segundo semestre, os encontros serão realizados em nove regiões funcionais dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento) no estado, entre junho e setembro. Começando por Pelotas, no dia 2, as reuniões seguirão em Bagé (9 de junho), Santa Rosa (16 de junho), Porto Alegre (7 de julho), Caxias do Sul (4 de agosto), Santa Maria (11 de agosto), Passo Fundo (18 de agosto), Lajeado (8 de setembro) e encerram-se em Osório, no dia 22 de setembro.

De acordo com o diretor do Fórum, Ronaldo Zülke, encontrar o equilíbrio entre a necessidade de gerar emprego e renda e o cuidado com a natureza será o grande desafio dos debates. Ele assinala que, além da participação presencial, a população também poderá acompanhar, sugerir e votar demandas de sua região de forma on line, por meio de uma plataforma digital, estruturada com o Governo Federal. Mais informações em @forumdemoccratico.rs no Instagram.


24/03/2025 - 17:00

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?