Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Instalada a Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia e ao Abuso Infanto-Juvenil

Foi instalada na manhã desta segunda-feira (10), na Sala João Neves da Fontoura, a Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia e ao Abuso Infanto-Juvenil, uma iniciativa da deputada Adriana Lara (PL). O ato de instalação reuniu expressivas lideranças e ativistas do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos Conselhos Tutelares, autoridades públicas e civis.

Adriana Lara destacou a importância de a Assembleia Legislativa abordar o tema que flagela crianças e adolescentes, quebrando o silêncio que acoberta esses crimes. Apresentou dados encaminhados pelo Ministério Público, através de vídeo, com depoimentos de vítimas de violência e abusos sexuais. O MP alerta que o crime é cometido geralmente por pessoas próximas das vítimas, que agem através da ameaça e do silêncio. 

A deputada destacou que apenas 10% dos casos são denunciados, o que amplia o compromisso da Frente Parlamentar em tratar do assunto e atuar diretamente nos municípios, antecipando a realização de seminário no dia 12 de maio, no auditório do Ministério Público Estadual, para a capacitação de autoridades públicas.

Logo em seguida foi realizada uma reunião de trabalho com as representações do Ministério Público e Defensoria Pública, e demais representações, apresentando o planejamento do trabalho a ser realizado no estado.

Registraram presença o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, a vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm (PL) , e representações do Centro de Apoio Operacional de Educação, Infância e Juventude do MP e da Promotoria da Vara da Infância e Juventude. Também o Instituto Geral de Perícias, IGP, assim como da secretaria Estadual de Educação. 

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, que representou o governador Eduardo Leite, destacou a importância da representação do Ministério Público e Defensoria Pública no ato de instalação da Frente Parlamentar, tendo em vista a importância do trabalho em rede para enfrentar esse tema.

A vice-prefeita, Betina Worm, também reiterou a importância de ampliar o combate à pedofilia, referindo casos recentes registrados no estado. 

Também participaram representações de deputados federais, prefeitos e vereadores, de Conselhos Tutelares, além de outras autoridades.

Foto: Lucas Kloss


11/03/2025 - 08:47

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?