Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Programa Desassorear RS já retirou 90 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios, arroios e canais de drenagem

Ao completar um mês da assinatura da ordem de início do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), as ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) têm avançado no Estado. Até o momento, já foram retirados 90 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios, arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais.

 

O Desassorear RS já está com ações em curso nos municípios de Arvorezinha, Imigrante, Anta Gorda, Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Guaíba, Cotiporã, Dr. Ricardo, Igrejinha, Nova Alvorada, Santa Maria, Santa Tereza e Vila Maria. No total, 154 cidades gaúchas foram contempladas na primeira fase do programa (Eixo 1), que se concentra em recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem.

 

No município de Arvorezinha, o maquinário está em campo no bairro Cerâmica, que sofreu com alagamentos nas últimas cheias. Para moradores locais, como a senhora Izolete de Lima, o trabalho de desassoreamento traz esperança de dias melhores na localidade.

 

“Foi muito triste abrir a porta da casa, ver que estava tudo alagado e não ter o que fazer. O que nós esperamos é que o problema dessa sanga seja resolvido, porque precisamos muito”, declarou a moradora.

 

Fonte: Governo do RS
Foto: Felipe Fontoura/Ascom Sedur


04/03/2025 - 12:02

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?