Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Mateus Trojan não descarta concorrer nas eleições gerais de 2026

Passadas as eleições municipais de 2024, a ambição regional do Vale do Taquari ter representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados volta a nortear debates políticos na região. Entre os nomes cotados a postular uma cadeira legislativa está Mateus Trojan (MDB), prefeito reeleito em Muçum.

Passadas as eleições municipais de 2024, a ambição regional do Vale do Taquari em ter representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados volta a nortear debates políticos na região. Entre os nomes cotados a postular uma cadeira legislativa está Mateus Trojan (MDB), prefeito reeleito em Muçum.

Na tarde desta quinta-feira, 24, em entrevista concedida ao Grupo Cultura de Rádio, Trojan não descartou a possibilidade. “O foco agora é concluir todo esse trabalho (reconstrução de Muçum), para, depois, considerar a possibilidade de buscar outros espaços dentro da política. Temos que avaliar. É algo bem complexo a gente pensar em renunciar um cargo para concorrer a outro”, frisou. Ele, por sua vez, admite existir a “expectativa de muitas lideranças, inclusive empresários e pessoas” que tem mobilizado grupos para incentivar uma eventual candidatura do emedebista.

Trojan salienta que concorrer um cargo parlamentar não se trata de uma decisão restritamente particular. “A gente não decide essas coisas sozinho, depende também do partido, da região e de outras lideranças. Vamos entender o processo de tentar trabalhar e isso é essencial pra que tenhamos, finalmente, representante do Vale do Taquari tanto na Assembleia Legislativa, quanto, se assim for possível, na Câmara dos Deputados”, ponderou.

Possíveis candidatos do Vale

Além de Trojan, outros nomes são levantados como possíveis candidatos potenciais de devolverem a representatividade parlamentar ao Vale do Taquari. Um dos mais indicados é o atual prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP). O progressista considera a possibilidade e já admitiu preferência em concorrer para deputado federal.

Nas eleições de 2022, Emanuel Hassen de Jesus (PT), conhecido como “Maneco”, esteve muito próximo de se eleger a deputado estadual, quando fez 34.532 votos – faltaram apenas 2.200 votos. Em 2023, o ex-prefeito de Taquari assumiu como secretário de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, sendo “homem de confiança” do ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta. Dado este contexto, Maneco surge como outro forte postulante a concorrer nas próximas eleições gerais.

Reeleito prefeito em Encantado, Jonas Calvi (PSDB) também tem seu nome ventilado. O tucano, entretanto, não tem se manifestado publicamente sobre a possibilidade.

Foto: Alisson Campos / Grupo Cultura
Dpto de Jornalismo do Grupo Cultura de Rádio


25/10/2024 - 17:39

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?