Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Eleitor tem até final de novembro para justificar ausência em primeiro turno

Quem não votou no primeiro turno das eleições de 2022 tem até o dia 30 de novembro para justificar ausência nas urnas, e tentar se livrar da multa aplicada nesses casos. Dados do Tribunal Superior Eleitoral apontam que o número de abstenções ultrapassou a marca de 30 milhões de brasileiros aptos ao voto. Segundo o TSE, a justificativa do eleitor pode ser apresentada nas seções eleitorais, pelo site oficial do tribunal ou, ainda, pelo aplicativo para celular, o e-título.

Segundo o cientista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Paulo Baía, o alto percentual de abstenções é comum, em um país com o número populacional do Brasil. E também é semelhante ao dos pleitos anteriores, como o de 2018, que elegeu o presidente Jair Bolsonaro.“Aí a explicação mais difícil porque são vários motivos que levam uma pessoa a não comparecer em uma eleição. Não passou bem, passou mal, teve dificuldade de se  locomover, estava em outra cidade e não se registrou, enfim, então você tem muitos motivos para a abstenção."

Ainda de acordo com o professor, os números de abstenções e votos brancos ou nulos devem se manter na segunda etapa destas eleições, marcada para o último domingo do mês. “Os eleitores que votaram nos demais candidatos, devem escolher entre Jair Bolsonaro ou Lula, ou devem votar nulo. Muitos já estão declarando voto nulo. Isso não significa que o percentual de 10% de brancos e nulos deva aumentar, porque esse percentual será calculado dentro desse novo colégio eleitoral, somente com os dois candidatos."

O segundo turno acontece no dia 30 de outubro.

Reportagem, Fernanda Fernandes

Matéria: Paulo Rogério Tavares

Foto: Reprodução/TSE


Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?